SIMAB – Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores, S.A.

MARL, Lugar do Quintanilho, Edifício NAC, 2º Piso
2660-421 São Julião do Tojal

Tel. (+351) 219 927 400
gostodomeumercado@simab.pt

© 2023 SIMAB. Todos os direitos reservados.

Mercado da Graça

>
Mercado da Graça
Home / Mercados Aderentes

Mercado da Graça

Ponta Delgada

O Mercado da Graça está localizado na freguesia de São Pedro, no centro histórico da cidade de Ponta Delgada, a maior e mais dinâmica de todas as urbes da ilha de São Miguel e das restantes ilhas que constituem a Região Autónoma dos Açores, desde de 1848, ano em que se inicaram obras de adaptação, sabendo-se que em 1852 já estava em pleno funcionamento.

 

Trata-se de um dos locais mais emblemáticos de Ponta Delgada constituindo o mercado público de excelência desta cidade que se localiza numa das principais artérias da cidade, na rua do Mercado, bem perto da Marina de Ponta Delgada, da Biblioteca Municipal e da Academia das Artes.

 

O topónimo de “Mercado da Graça” advém do facto de ter havido naquele espaço o Convento de Nossa Senhora da Graça, fundado no século XVII, onde houve vida religiosa até à publicação do decreto de 1832, que extinguiu as ordens religiosas.


A antiga cerca do convento, situada a norte da igreja, foi adaptada a mercado, desde meados do século XIX até aos nossos dias, tendo no portão central a data de 1848.

 

Alvo de uma intervenção relevante em 1997, o Mercado da Graça encontra-se perfeitamente integrado na malha urbana da cidade de Ponta Delgada, exercendo por isso uma importante função de abastecimento das populações e ponto de encontro de agricultores e comerciantes de toda a ilha de São Miguel, que nele vão vender os seus produtos agrícolas, entre eles muitos horto-frutícolas, destacando-se as laranjas, ananases e maracujás, bem como batata, legumes e leguminosas, cereais, entre muitos outros. A par destes, dá-se a venda de peixe, oriundo do mar dos Açores e de carne e charcutaria, não deixando de fora o artesanato regional, as flores, as ervas aromáticas e chás, os licores, bem como alguns produtos oriundos dos laticínios, como queijo e manteiga.

 

Vive-se neste espaço um ambiente particular de “mercado”, de proximidade e cumplicidade entre vendedores e compradores, ressaltando uma multiplicidade de cores, sabores e aromas nos produtos expostos com grande qualidade, tipicidade e frescura.

A iniciativa “Gosto do Meu Mercado” pretende enfatizar as relações entre os comerciantes e os clientes, assim como um conhecimento mais profundo dos produtos frescos.

LINKS ÚTEIS

Iniciativa

Aderir

SIMAB

WUWM

Política de Privacidade

CONTACTOS

SIMAB – Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores, S.A.
MARL, Lugar do Quintanilho, Edifício NAC, 2º Piso
2660-421 São Julião do Tojal

Tel. (+351) 219 927 400
gostodomeumercado@simab.pt

© 2023 SIMAB. Todos os direitos reservados.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart