Este é um dos mercados municipais mais antigos do Algarve e continua a desempenhar um papel central na economia do concelho e na vida da comunidade São-brasense, tendo sido inaugurado no dia 20 de abril de 1968. O edifício foi construído precisamente no local onde funcionava a antiga praça da vila e onde, até então, a população fazia as suas compras aos produtores locais. Em 2010 o mercado sofreu profundas obras de requalificação, mas manteve a sua traça original, preservando assim a sua identidade e relevância histórica. Foi ampliado para que os vendedores e consumidores tivessem melhores condições, criado um espaço polivalente coberto e mais lugares para venda. Conta atualmente com 79 bancadas e ainda seis lojas, num espaço que para além de oferecer produtos frescos e autênticos, contribuiu para a preservação das tradições desta vila.
É neste lugar especial, entre a serra e o barrocal algarvio, que pode encontrar os sabores serranos mais genuínos, como o mel, o licor de alfarroba ou a aguardente de medronho. No mercado de São Brás de Alportel vemos as cores da serra do Caldeirão, ali bem próxima, mas no horizonte o mar brinda-nos de azul e peixe fresco. Neste espaço, que manteve a sua traça original ao longo de mais de cinco décadas, prova-se o vinho e o queijo, mas no olhar surgem também os molhos de flores coloridas e as sementes para as plantar no jardim.
Uma tradicional “ida ao mercado” pode ser aqui transformada numa viagem de memórias e saberes, uma vez que neste espaço são, frequentemente, promovidas mostras de artesanato e de produtos locais, mercadinhos de solidariedade, interculturalidade, empreendedorismo e demonstrações gastronómicas, sempre com os produtos locais como protagonistas e onde muitos dos seus vendedores já são “da casa”, pois ali vendem os seus produtos há muitos anos. Todos os sábados o mercado ganha nova vida com o Mercado de Produtores.