Inaugurado em 24 de junho de 1892, o Mercado Municipal Engenheiro Silva situa-se junto à frente ribeirinha da Figueira da Foz. O edifício, com cerca de 4800 m2, desenvolve-se numa planta retangular, com um grande pátio central,
coberto por uma estrutura em ferro. Integra-se na chamada “arquitetura do ferro” que caraterizou a segunda metade do século XIX, inícios do século XX. A construção do Mercado respondeu às necessidades da época, impostas pelo desenvolvimento portuário, comercial, industrial e social da Figueira da Foz.
Apesar dos sucessivos melhoramentos, o Mercado mantém as suas características originais, nomeadamente na última intervenção que decorreu em 2013, na qual o projeto global de intervenção, teve por objetivo a recuperação do edifício, dotando-o de infraestruturas necessárias à sua modernização, revitalização, dinamização e requalificação da atividade dos operadores retalhistas de produtos alimentares, para captação de novos operadores com outros tipos de comércio, produtos e serviços. Atualmente, além do “Mercado Tradicional” com diversas bancas coloridas, de frutas, legumes, flores e abundância de pescado que primam pela qualidade e frescura, de produtos regionais, os serviços disponibilizados no primeiro piso são essenciais, destacando-se o Coworking, o Espaço do Cidadão e consultórios médicos.
No Mercado decorrem diversas atividades, a grande aposta na estratégia de modernização deste equipamento municipal, fomentando a sua divulgação como ponto de passagem obrigatório, o que é determinante na procura acentuada de produtos característicos do comércio tradicional e um aumento significativo da afluência turística. Em 2004, o Mercado Municipal Engenheiro Silva foi classificado como Imóvel de Interesse Público.
Horário Inverno (2.ª feira a sábado)
16 de setembro a 31 de maio
07h00 às 16h00 (mercado tradicional)
07h00 às 18h00 (lojas serviços 1.º piso)
Horário Verão (2.ª feira a domingo)
1 de Junho a 15 de Setembro 31 de maio
07h00 às 19h00